O dia dos Kiwis

POST DE 2011


Hoje em dia, não fosse por Scott Dixon da IRL, o automobilismo neozelandês estaria roubado. Houve época, entretanto, que os Kiwis brilhavam.

É possível dizer que seu dia mais brilhante se deu no principado de Monaco, em 1967. Naquele dia, os três pilotos neozelandeses presentes na corrida chegaram em primeiro, terceiro e quarto, todos quebrando marcos individuais.

O primeiro colocado foi Denny Hulme, que ganhava seu primeiro grande prêmio, decisivo para a conquista do título mundial daquele ano.

O terceiro foi Chris Amon, que obtinha seus primeiros pontos na Ferrari e seu primeiro pódium na F1, provando que tinha condições de assumir liderança da equipe, por razões que veremos a seguir.

O quarto foi Bruce McLaren que assim obtinha a melhor colocação da sua jovem equipe. Mais importante ainda, nas outras vezes em que pontuou com o McLaren, em 1966, Bruce tinha sobrevivido com o durável, porém impotente motor Serenissima. Naquela corrida de Monaco, Bruce conseguia, com um motor BRM de 2,1 litros, bater Pedro Rodriguez, que ganhara a primeira prova do ano com um Cooper-Maserati, e esteve entre os primeiros no início da corrida.

Nos treinos a coisa não começou bem para os Kiwis. O melhor colocado na largada foi Hulme, em quarto, com McLaren em décimo, e Amon em 14o. Na primeira fila estava Lorenzo Bandini, líder da equipe Ferrari.

Infelizmente, o italiano eventualmente sofreu um terrível acidente, após sair liderando, seguido por Hulme que largou bem da segunda fila. Eventualmente Lorenzo perdeu a liderança para o neozelandês e Stewart. Na vigésima volta, Hulme liderava, McLaren estava em quarto e Amon em sétimo. Por volta da octagésima volta, Bandini voltara ao segundo lugar, mas duas voltas depois, veio o terrível acidente. Após colisão com um poste, o carro capotou e pegou fogo.

Na nonagésima volta, Hulme liderava e Amon era segundo, mas eventualmente a falta de sorte do último prevaleceu. Um fragmento do carro de Bandini furou um pneu justamente do carro de Amon, que deixou a vice liderança para mr. Monaco, G. Hill. Ainda assim, Amon conseguiu o terceiro lugar, e apesar da tristeza, o dia foi feliz para os neozelandeses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979