Overdose de Ickx num carrinho só

Jacky Ickx foi um dos grandes pilotos dos anos 60 a 80. Ganhou em todas categorias por que passou, desde F-1 e F-2 até GTs, carros de turismo, Can-Am, e principalmente esporte-protótipo. Foi campeão de alguma coisa importante nas três décadas em que atuou. Na chuva era inigualável. Entre outras corridas memoráveis no molhado estão os 1000 km de Spa de 1968, a Corrida dos Campeões de 1974 (sua última vitória de F-1), e o GP da França de 1968. Com um Matra de F-2 humilhou 90% dos F-1 no GP da Alemanha de 1966, carros com quase o dobro da cilindrada . Correu com Ferrari, Ford, Alfa-Romeo, Matra, McLaren, Lotus, BMW, Williams, Ensign, Brabham, Ligier, Porsche, Mirage, Mercedes, Citroen, Lada, Peugeot, Toyota e Mitsubishi. Além de ter ganho Le Mans seis vezes, ganhou dezenas de corridas de longa distância, foi campeão da Can-Am em 1979 e ganhou os 1000 km de Bathrust de 1977. Também ganhou o Rally Dakar., e foi vice-campeão de F-1 duas vezes, além de ter sido o primeiro campeão europeu de F-2.

Infelizmente, muitos brasileiros preferem lembrar-se dele culpando-o pela "derrota" de Ayrton Senna em Monaco, 1984. Sim, provavelmente Senna ultrapassaria Prost antes do fim da corrida, porém, provavelmente o brasileiro seria ultrapassado por Bellof, que estava andando mais rápido do que ele naquela altura...E a meia vitória acabou custando Prost seu primeiro campeonato de F-1.

De vez em quando, Ickx ainda brinca. Recentemente, o belga, que teve um número enorme de parceiros, entre eles, Brian Redman, Mario Andretti, Jochen Mass, Gijs Van Lennep,. Derek Bell, Jackie Oliver, Hurley Haywood, Allan Moffat,  Jean Pierre Jarier, Clay Reggazoni, James Hunt, Arturo Merzxario, Jurgen Barth, etc, etc., brincou num ambiente insólito. Uma série disputada por fuscas na Europa, a VW Fun Cup, numa corrida de 25 Horas. E os seus parceiros, cinco filhos - Vanina, Larissa, Romain, Clement, Joy.

A bela Vanina todos conhecem. Participou do DTM durante alguns anos, e disputou as 24 Horas de Le Mans diversas vezes. Larissa é uma conhecida artista plástica, mas vez por outra se anima para pilotar um carro.

Deliciem-se com a foto do Fusca, indicando os cinco Ickx. Família que corre unida permanece unida.


Comentários

  1. Prezado Carlos de Paula. Em função de uma postagem sua (Classic Group) comentando sobre o sonho da presença de um piloto da F1 no WEC, lembrando como isto era comum décadas atrás no então chamado Campeonato Mundial de Marcas. Reconheço que estava apenas dando uma rápida passada pelo Face, mas a imagem daquela Ferrari 312 BP de 1972, me fez parar para ver o conteúdo da postagem, e acabei descobrindo o seu Blog pela primeira vez. Ainda que precise parar no momento, já me deliciei com vários artigos seus, mas este em especial me fez tirar um tempinho para te escrever apesar de tarde da noite. No post sobre o "Sonho concretizado" você comentou que iniciou no mundo do automobilismo aos 8 anos em 1972. Realmente um ano especial com o primeiro titulo do eterno ídolo E. Fittipaldi. Eu comecei aos 10 anos, um pouco antes, em 1968, adquirindo uma revista "4 Rodas" falando do G.P, da Espanha, e de uma "Autoesporte" falando sobre os G.P. de Mônaco e Bélgica em SPA. Foi uma paixão avassaladora, não só pela F1, mas também pelo tal Mundial de Marcas. Não sei de onde veio, mas já nessa época torcia pela Ferrari, e um jovem piloto em seu primeiro ano na F1 largando na primeira fila em SPA me chamou a atenção : Seu nome : J. iCKX. Também podia vê-lo em ação com os FORDs GT40 no Mundial de Marcas e quando algum tempo depois li (não havia f1 na TV do Brasil na época você sabe) sobre sua vitória no GP da França embaixo de forte chuva em Rouen. definitivamente o adotei como grande meu grande ídolo no automobilismo. Suas vitórias em LE MANS (a corrida que mais gosto e troco mesmo pela F1) só me fizeram admirá-lo ainda mais. É por isso que esta sua postagem sobre ele e a foto do fusca da família Ickx só me trouxeram ótimas lembranças e este cometário de agradecimento e de cumprimento pelo blog que acabo de descobrir e já se tornou um dos meus favoritos. Grande abraço !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979