Carros de F1 na Segunda Temporada de Shellsport G8 (1977)

No segundo ano do Torneio Shellsport de Grupo 8, que substituiu o Campeonato Europeu de F-5000, diversos carros de F-1 participaram, e certamente, os participantes estavam mais bem preparados, tanto que os F1 ganharam a maioria das corridas.

A melhor combinação carro/piloto foi Surtees TS 19/Tony Trimmer. O inglês, cujas tentativas de entrar no circo da F1 desde 1971 foram frustradas, ganhou muitas corridas com o chassis 05, preparado pela Melchester Racing, frequentemente largando na pole ou na primeira fila.
Outro TS19 foi usado por Divina Galica, que desta vez conseguiu acumular alguns segundos lugares. Seu chassis era o 04, cuja foto aparece abaixo.

O veterano David Prophet também disputou uma prova em Brands Hatch com um velho Surtees TS16.
Emilio de Villota correu e ganhou com o Lyncar e com um Mclaren M23 patrocinado pela empresa de aviação Iberia. A primeira prova do ano foi ganha com o Lyncar, em Mallory Park. Depois o espanhol ganhou duas outras corridas com o M23/6.
Derek Bell ganhou uma corrida em Oulton Park com o Penske PC3 da Hexagon, mas correu poucas vezes. Brian Henton também correu com esse carro na última prova do ano.
Brian McGuire voltou a pilotar no campeonato, com seu William FX4, também conhecido como McGuire. Infelizmente, o piloto morreu neste carro na 11a. corrida do ano, em Brands Hatch, durante os treinos.
Um outro Williams, um FX5, apareceu com Derek Cook em diversas corridas, sem obter boas colocações.
Guy Edwards correu com um March 751, inicialmente equipado com motor GAA. Eventualmente, Guy instalou um motor DFV no carro, ganhando em Thruxton e na final, em Brands Hatch.
Outro March, o 761 da F&S Properties foi inscrito na última corrida. Boy Hayje teve um acidente nos treinos e não pode largar.
A temporada também teve Luigi Cevasco. e um certo Herman Herstinburg, inscrito com o Lyncar F1, pela Escuderia Aryn, nas duas últimas corridas do ano. Em Snetterton Herstinburg foi considerado tão vagaroso que não lhe deixaram largar. Já na ultima corrida, conseguiu um tempo razoável, mas teve um acidente nos treinos e não conseguiu largar.
Villota também foi inscrito em algumas provas do Mundial de Pilotos. Além de Emilio, Trimmer e McGuire também tentaram se classificar no GP da Inglaterra, sem passar da pré-classificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979