A surpresa milanesa

Quando algo não existe, há duas opções - ou ninguém pensou em fazer ou conseguiu fazer tal coisa, ou então, o projeto é inviável. Assim, quando comecei a escrever sobre automobilismo brasileiro na Internet, lá por volta de 2003, tinha cá meus delirantes projetos. Um deles era criar um completo banco de dados de resultados de corridas brasileiras, do começo, até hoje.

Dez anos depois, o sonho - ou delírio - já passou. É certo que o fato de eu morar fora do Brasil seria um fator impeditivo. Porém, confiava na colaboração de entusiastas, e por que não, das federações. Até que no início muita gente contribuiu dados e fotos maravilhosos, porém, em dois, três anos, a coisa mudou. Muitos encontraram sua turma (não eu), as coisas foram se dissipando, e as federações...Deixe as federações de lado. O que esperar deste projeto, se nem mesmo a supostamente principal categoria do automobilismo brasileiro - a stock car - tem os resultados de todas as suas corridas publicados em algum lugar!!! Logo cheguei à conclusão de que o projeto era sumariamente impossível, e que uma parcela excessiva dos dados (muito mais de 50%) está perdida para sempre. Aparentemente, ninguém os tem.

O automobilismo brasileiro conseguiu produzir  3 grandes campeões mundiais, e pilotos vencedores em quase todas as grandes categorias mundiais dos últimos 40 anos. Apesar de uma crise, tanto em nível nacional como internacional, o Brasil saiu do nada em 1968, para um país importante no automobilismo mundial. De fato, tenho uma excelente enciclopédia de automobilismo, editada em 1971, que sequer faz menção das corridas da Gávea, embora dedique farto espaço às corridas do Leste Europeu e de outros países menos cotados. Sim, o Brasil, desde 1970, deixou de ser uma nota de rodapé, e hoje ainda é, querendo ou não, um dos principais países do automobilismo mundial, em termos de representatividade.

Estive recentemente em Milão, e visitei a maravilhosa Libreria dell'Automobile. A maior surpresa, na grande livraria internacional de automobilismo, não foi um tomo norte-americano ou europeu. Foi um livro sul-americano!

Não fiquem alvoroçados, não se trata de um desconhecido livro sobre a história do automobilismo brasileiro, mas sim, um magnífico livro sobre as corridas de Força Livre na Argentina, de 1919 a 1942.

Nos meus delírios, cheguei a pensar em escrever um livro sobre a história do automobilismo brasileiro. Entretanto, quando foi anunciado o lançamento do livro História do Automobilismo Brasleiro, do renomado jornalista Reginaldo Leme, tive uma mescla de decepção e empolgação, pois alguém muito mais capacitado que eu havia realizado a empreitada. Logo que li o livro, só ficou a decepção. Apesar de bonito, o livro é falho, considerando-se o título da obra. A história do nosso automobilismo antigo é contada muito en passant, e de fato, depois de 1970 o livro se torna a "história dos pilotos brasileiros na F1", e a história do automobilismo brasileiro atual é discutida escassamente.

Além disso, comprei todos os livros do Paulo Scali, e de novo foi uma (cara) decepção após a outra. Apesar de razoavelmente ilustrados, os livros de Scali têm pouco texto, pesquisa fraca, quase nada em termos de resultados, um número grande de erros. E pelo que são, custam muito.

Ou seja, apesar dos diversos esforços - diga-se de passagem, patrocinados - de contar a história do automobilismo brasileiro, desde o começo, o meu sonhado projeto ainda não foi realizado.

Em contraste, o livro Fuerza Libre, 1919-1942, de Guillermo Sanchez, é delicioso, desde a capa até o farto conteúdo. É bem verdade que o automobilismo tem sido levado à sério na Argentina desde o começo, pois enquanto os hermanos já realizavam corridas de um calibre quase europeu nos pampas, o Brasil tinha esporádicas competições, sobre o qual restou muito pouco a ser contado.

Na realidade, não há como comparar a obra-prima de Sanchez com os livros históricos de Leme e Scali. Além de conter resultados completos de todas as corridas de Força Livre realizadas na Argentina no intervalo discutido, o livro elenca todos os palcos das corridas, contém análises técnicas dos principais carros (e lista completa de todos os carros participantes), biografias dos principais pilotos. Sem contar fotos de uma qualidade magnífica.

De fato, o livro é tão completo que contém textos completos sobre pilotos brasileiros e sobre as corridas da Gávea dos anos 30, além de fotos inéditas, que põem no chinelo o livro de Scali sobre o assunto, que me desculpe o autor. Além disso, o livro de Sanchez é bilíngue, escrito em espanhol e inglês, e a qualidade da tradução, excelente.



Com certeza, os autores brasileiros citados não tiveram a mesma facilidade que Sanchez em localizar dados sobre as corridas, tanto em federações como publicações, pois como o próprio livro mostra, revistas argentinas sobre esportes, como El Gráfico, levavam o esporte a sério.

O livro me custou uma boa nota, 165 Euros, porém recomendo para toda e qualquer pessoa interessada no automobilismo sul-americano.

Fuerza Libre, 1919-1945 foi editado pela editora Bonvivant, da Argentina. Só foram impressos 1500 exemplares.  

Comentários

  1. Carlos de Paula:

    Finalmente encontro alguém que tem a coragem de dizer o mesmo que eu digo e penso a respeito de certos livros e autores tão badalados aqui no Brasil... também tenho esses livros que você citou e tive a mesma decepção que você teve com eles... superficiais, cheios de informações erradas, fotos que não batem com as legendas... um completo desperdício de dinheiro... o livro Interlagos - 1940/1980 inclui até uma corrida que nunca existiu, nas páginas 72/73, a " Prova Jornada Sudan ". O que eu gastei a minha visão, procurando essa corrida nos jornais microfilmados no Arquivo Público de São Paulo, não está no gibi...

    Tenho descoberto muitos resultados em jornais digitalizados pela Biblioteca Nacional, incluindo aí corridas das décadas de 1950 e 1960, no Paraná e Rio Grande do Sul.

    Eu também gostaria de publicar um livro ( ou mais de um, pela quantidade de resultados que disponho ...) ou colocar esses resultados num site, à disposição de todos os interessados... por enquanto tenho esses resultados anotados em cadernos, começando em 1908 e indo até 1977.

    Parabéns pela excelente compra...

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